quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Qual o melhor receptor de satelite

A maioria dos receptores existentes nos lares brasileiros atualmente ainda é do tipo analógico, ou seja, não são compatíveis com sistema de transmissão digital via satélite. Temos ainda, em menor escala, os receptores digitais   
SD, ou seja, são compatíveis apenas com canais digitais transmitidos em baixa resolução. 


Com a chegada dos canais HD no satélite Star One C2, os melhores receptores para antena parabólica são aqueles compatíveis com o padrão de transmissão DVB-S2, sistema utilizado para transmissão de canais de alta resolução (HD), pois neles é possível assistir os canais HD fta ( grátis) e também os canais digitais comuns (SD). 

Além de ser compatível com canais HD, algumas funcionalidades são interessantes e devem ser consideradas na hora da escolha do receptor, como por exemplo a gravação da programação em mídia externa, a função EPG, que exibe na tela a programação diária dos canais. 

É importante saber também que o canal SBT HD é codificado e a Globo HD só é liberada  em áreas rurais,  ou em áreas urbanas onde as afiliadas já tem transmissão do sinal digital via satélite, no receptor próprio dela (Elsys). 

Existe ainda os receptores ou decodificadores HD, como az-box e az-america, com firmware atualizável e que servem para  decodificar canais de TV por assinatura, porém esta prática é considerada ilegal. Estes podem ser utilizados como um receptor comum, sem a atualização de firmware, apenas para os canais digitais SD FTA e HD FTA(grátis).